quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Por que preciso limpar um computador?

Ora essa resposta é fácil, normalmente você quer ficar num ambiente limpo, quarto, cozinha, sala, enfim, ambiente de trabalho. Por que não fazer o mesmo com seu computador? Já que um computador sujo com poeira ou corpos estranhos (papel de bala, chiclets, etc...) pode ocorrer vários tipos de problemas, super aquecimento, mau contato, travamento e até queima de componentes.
A poeira que se acumula em um computador pode impedir que o ar circule de forma adequada, impedindo a troca de calor (do dissipador para o ar com o auxílio do cooler), além disso a poeira também pode ser condutora de energia. Além de tudo isso a poeira ainda pode ser uma fonte de alergias e infecções respiratórias, já que, tudo que circula no ar é capturado pelo cooler e aspirado para dentro do computador.

Ok, mas como limpar?

A forma correta é abrir o gabinete, em seguida utilizar um soprador frio (não PODE SER SOPRADOR TÉRMICO) ou um aspirador, sempre cuidando para não sugar junto os componentes da placa mãe. Pode também ser utilizado pincel para empurrar a sujeira para fora do micro. Deve ter bastante cuidado com os dissipadores de calor dos chipset e principalmente com o do processador, se seu micro possui placa de vídeo, seve ser limpo também. Além da faxina propriamente dita, deve ser trocado também a pasta térmica que fica abaixo dos cooler dos processadores, para trocar esta pasta deve-se remover o cooler com bastante cuidado, principalmente se seu processador tiver pinos, pois muitas vezes a pasta está muito seca e cola no processador levando junto o processador ao remover o cooler, podendo entortar os pinos do processador danificando de forma irreversível. A remoção desta pasta deve ser feita com álcool isopropílico em razão deste não utilizar água na sua composição, não provocando nenhum tipo de oxidação.

Abaixo um exemplo de um micro totalmente imundo, inclusive com ninho de ratos dentro. Isso é que um técnico tem contato normalmente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário