sábado, 18 de setembro de 2010

Medição de Fontes

Para verificar as voltagens corretas de uma fonte, com o auxílio de um multímetro:

12 Volts


Cabo Vermelho Multímetro Cabo Preto Multímetro
 Fio Amarelo Conector Fonte Fio Preto Conector Fonte

5 Volts


Cabo Vermelho Multímetro Cabo Preto Multímetro
 Fio Vermelho Conector Fonte Fio Preto Conector Fonte

7 Volts (Média da Fonte)


Cabo Vermelho Multímetro Cabo Preto Multímetro
 Fio Amarelo Conector Fonte Fio Vermelho Conector Fonte
Além das tensões de +5, +12, -5, -12 e +3,3 volts e GND (terra), temos os seguintes pinos:
              
Em todos os testes pode haver uma variação de 5%.
              


Voltagens de Fonte AT

Pino
            
              
Cor
            
              
Tensão
            
              
1
Laranja
Power Good (+5V)
2
Vermelho
+5V
3
Amarelo
+12V
4
Azul
-12V
5
Preto
GND
6
Preto
GND
7
Preto
GND
8
Preto
GND
9
Branco
-5V
10
Vermelho
+5V
11
Vermelho
+5V
12
Vermelho
+5V




















Na fonte de alimentação existem dois conectores que fornecem essas voltagens.




              
Voltagens de Fonte ATX






              
+5V Standby – Fornece uma alimentação de 5 volts para alimentar os circuitos que precisam ficar ativos quando o computador está em estado de espera. A memória, o processador, o chipset e vários outros circuitos alimentam-se por esta linha durante o estado de espera, porém com um consumo de corrente bastante reduzido, já que esses circuitos paralisam suas atividades.
              
Power Good – Tem o mesmo propósito do sinal Power Good já explicado para as fontes AT.
              
Power Supply On – Este sinal é enviado da placa de CPU para a fonte, provocando o seu ligamento e desligamento. É comandado a partir do botão Power Switch existente na parte frontal de um gabinete ATX.
              
3,3 V sense (pino 11) – Nem todas as fontes de alimentação possuem este sinal. A maioria delas tem no pino 11, um único fio laranja que envia a tensão de +3,3 volts para a placa de CPU. A especificação ATX deixa como opção do fabricante da fonte, ligar também neste pino 11, um segundo fio que é usado como sensor da tensão de +3,3 volts. Quando a corrente consumida pela fonte de +3,3 volts é elevada, pode ocorrer queda de tensão interna na fonte e nos próprios fios que ligam a fonte à placa de CPU. Quando a fonte possui neste pino 11 a entrada +3,3 V sense, a tensão é monitorada pela fonte. A fonto irá aumentar automaticamente a tensão da fonte de +3,3 volts para compensar esta queda. Por exemplo, se ao gerar +3,3 volts, a tensão medida pelo pino 11 for de +3,1 volts, a fonte aumentará sua tensão para +3,5 volts, de modo que após descontada a queda de tensão nos fios que a ligam à placa, sobrarão os +3,3 volts exigidos pelo padrão ATX. A maioria das fontes não possui este recurso, e podem apresentar eventuais quedas na linha de +3,3 volts. É fácil reconhecer quando uma fonte tem o sinal +3,3 V sense. Basta verificar se no pino 11 do conector existe apenas um fio laranja ou dois fios, um laranja e um marrom. O fio marrom é o +3,3 sense.
              
Existe um novo tipo de fonte ATX, chamado ATX12V. A principal diferença é a presença de um conector de alimentação adicional com +12 volts e capaz de fornecer alta corrente. O uso deste conector é uma tendência nas placas de CPU modernas. Até agora, as tensões necessárias aos processadores modernos (em geral inferiores a 2 volts) eram geradas a partir das tensões de +3,3 volts e +5 volts, disponíveis no conector padrão ATX. Esta geração de voltagem é feita a partir de conversores DC/DC, que são circuitos que geram uma tensão contínua, a partir de uma outra tensão contínua de valor diferente. Ocorre que os conversores DC/DC com entrada de +12 volts são mais eficientes que aqueles que usam entradas de +3,3V e +5V. A partir de +12 volts é possível operar com maior rendimento e menor aquecimento. Fontes ATX12V possuem ainda um conector adicional com as voltagens de +3.3V e +5V, fornecendo assim maior corrente para essas voltagens. Todas as fontes ATX12V possuem este conector auxiliar, mas existem fontes ATX não “ATX12V” que também possuem este conector auxiliar.




Muitas placas de CPU para Pentium 4 e outras para processadores que exigem muita corrente possuem os três tipos de conexões para fontes ATX12V. Como as fontes ATX12V surgiram na mesma época que o processador Pentium 4, são conhecidas no comércio como "Fonte para Pentium 4". Isto não significa que todas as placas de CPU para Pentium 4 necessitam deste tipo de fonte. Existem algumas que usam apenas o conector padrão de 20 pinos, podendo assim usar uma fonte ATX comum. Da mesma forma, placas de CPU para outros processadores (Athlon XP, por exemplo) podem eventualmente necessitar dos conectores adicionais. É errado portanto pensar que todos os PCs com Pentium 4 exigem fonte ATX12V, e que PCs com outros processadores exigem fontes ATX comuns. Recomendamos que ao comprar uma fonte você exija um modelo ATX12V, pois com ela poderá alimentar qualquer tipo de placa de CPU moderna. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário